Sexta-feira, 20 de maio, 2 e tanta da manhã, pego a ficha onde tem escrito além dos dados de identificação a queixa da triagem: "picada de lacraia". Chamo o paciente com o sinal de "pode vir" com a mão:
- É Iris ou Ivis?
- Iris é pros dois!!!
- Ah, termina em "i", né?
- A senhora ouviu falar do ministro Iris Rezende? Sabe como é o nome da mulher dele? Iris! ((PAGAÇÃO 1))
- ... ((fiquei no vácuo))
- Vim aqui porque a lacraia me picou...((não vou negar que lembrei logo da música))
- Onde?
- Aqui na bunda. ((baianos não pensam 2 vezes antes de chamar qualquer coisa pelo nome menos complicado))
- O senhor se sentiu mal na hora? ((porque no momento da consulta pra mim ele tava melhor do que bom))
- Não. Mas talvez "o" ((faz gesto de ingestão de líquidos apontando o polegar em direção a boca)) tenha parado a reação.
- É mas eu acho que não existe soro pra picada de lacraia não...
- A senhora que é médica é quem tem que saber! ((PAGAÇÃO 2))
- Deixa eu ver o lugar?! ((tempo pra confirmar o evento e tentar lembrar o que fazer))
- Foi aqui ((abaixa o short e mostra a bunda..nem rastro de picada de nada...nem um vermelhinho minimo sequer...)) Tá até duro no lugar. Olhe! ((palpo e não sinto nada diferente))
- Olhe, Seu Iris, não tem nada aqui não! Vá pra casa que tá tudo bem. ((claro que não tava; o alcoolismo já tava fazendo ele ter zoopsias, mas ... quem disse que eu tava lembrando de "tamanha" ciência na hora?)) Mas antes deixe eu ver sua pressão...13 por 8! tá normal!
- Mas normal né 12 por 8?! (PAGAÇÃO 3)
- Até 13 por 9 não tem problema não! ((para não ficar por baixo...omitindo os poréns...))
((silêncio))
- A senhora me dá uma declaração de comparecimento? ((será esse o real motivo da consulta? doidos não são burros; porque os bebinhos seriam?))
- Claro!
- Mas pode esticar umas horas ai a mais...((silêncio de caneta correndo o papel))
...mas não vim aqui pela declaração não! ((todo mundo figindo que acredita...sigo escrevendo))
- Pronto Seu Iris! Tá aqui a declaração!
- Me passe uma vitamina!
- Porque?
- Tô com os ossos fracos...
- Aos 46 anos? Isso né osso fraco não! Coma melhor que fortalece os ossos. E tome um pouquinho de sol pra ter vitamina D!
- Mas tô fraco...
- Isso aí é do álccol intoxicando seus nervos. Pare de beber! ((placar de PAGAÇÃO: 3 x 1))
- A senhora tá me dizendo pra cortar o álcool? ((só lembreI do povo de Garanhuns falando dos bebinhos: "fulano corta um álcool!"))
- Eu tô dizendo pro senhor reduzir a bebida! ((placar: 3 x 2))
- Mas não dá pra ser assim não: de uma vez só. ((é um expert!)) Já melhorei bastante.
- Então, eu disse isso: pra ir reduzindo aos poucos até parar. ((já tava confundindo o manejo dos vicios: alcoolismo x tabagismo ... placar: 4 x 2 - me levando no bico o cidadão...sorrizinho de canto de boca como resposta...conseguiu bem o que queria))
- Obrigado.
- Por nada.
Já na porta quase saindo, metade do corpo pra fora, metade do corpo pra dentro do consultório:
- Desculpe ai pela PAGAÇÂO!
Placar final : 5 x 2!!!
(Salvador - BA)
sábado, 29 de maio de 2010
Assinar:
Comentários (Atom)